Aproveite melhor sua prática


A Mestra Gita Satyanarayana dá dicas para uma boa prática e também explica sobre o posicionamento das mãos durante os pránáyámas. Confira!

- Por que, durante o dia, executamos os pránáyámas com as palmas das mãos voltadas para cima e, à noite, para baixo?

Durante as técnicas dos pránáyámas (técnicas de domínio da bioenergia ou técnicas de respiração) na prática do do Raja Vidya Yoga, posicionamos as mãos em jñana mudrá. Este mudrá (gesto eletromagnético) é classificado como um selo de controle da energia vital. A união dos dedos polegar e indicador conecta os meridianos dos pulmões e do intestino grosso, no mesmo circuito utilizado pela acupuntura, ativando estes respectivos órgãos e facilitando o domínio do prana.

Nas palmas das mãos, plantas dos pés e articulações, temos os upachakras (pequenos centros de energia), que têm também a função de captar, armazenar e distribuir energia, mas em regiões menores do corpo. Durante o dia, recebemos a energia do sol (Surya), de polaridade positiva e, por isso, das 6h às 18h executamos o jñana mudrá com as palmas das mãos voltadas para cima, captando a energia do sol pelos upachakras. Das 18h às 6h, a influência é da lua (Chandra), de polaridade negativa, que influencia no movimento das marés, no crescimento das plantas, pela força da gravidade e pela força magnética, atuando sobre a Terra. Por isso, o posicionamento das mãos volta-se para baixo, captando a energia da lua pelos upachakras.

- Como posso aproveitar melhor a prática de Raja Vidya Yoga?

Mestra Gita: Antes de iniciar sua prática, seguem sugestões para melhor aproveitamento:

• Não venha para a prática de estômago cheio. Programe-se para fazer uma alimentação leve, como um iogurte ou fruta, 1h antes de sua prática.

• Tanto nas artes marciais quanto no Yoga, utilizamos a prática dos ásanas. Um dos objetivos é desintoxicar corpo, mente e emoções. Portanto, não sobrecarregue seu organismo com alimentos pesados, gordurosos, industrializados. Aprenda a cuidar do seu corpo. Ele é o veículo para o seu aperfeiçoamento e desenvolvimento.

• Não intoxique seu corpo com cigarro, álcool ou drogas. Aliás, elimine estes elementos de sua vida. Eles prejudicam sua saúde física, mental e emocional, entorpecem sua consciência e não te permitem aprender a gerenciar as dificuldades, os sofrimentos e até mesmo as alegrias da vida. Conte com a equipe Vidya para ajudá-lo nesta transformação e superação.

• E, se você deseja uma vida mais plena e consciente, busque o vegetarianismo.

• Ter saúde é um dever. Aprenda a cuidar, a respeitar o seu corpo. Dê valor a uma alimentação saudável no dia a dia. Se precisar de orientação, converse com seu instrutor ou procure um nutricionista.

• Busque chegar pelo menos 15 minutos antes de sua prática. Assim você tem tempo para se trocar, desconectar-se do trabalho ou dos afazeres que ocupavam sua mente e ir ao banheiro. Antes da prática, é necessário que você esvazie a bexiga e intestino. Também aproveite para conversar com seus colegas. Seguindo essas dicas, você obterá um excelente aproveitamento do sádhana (prática).


Boa prática - Vidya (Paz e Sabedoria)!

0 visualização