Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

Hoje, 3 de maio, celebramos o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Trata-se de um dia importante, que ressalta a valorização da ética e da liberdade de expressão - conceitos fundamentais para o Vídya. Leia um trecho abaixo do artigo do Mestre Uberto Gama, jornalista e editor-chefe do Vídya News, sobre esta data:

"O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa soleniza o íntegro, virtuoso e laborioso trabalho da imprensa e o direito de todos os profissionais da mídia, especialmente nós, jornalistas, a investigar, apurar e publicar de forma livre, coerente, responsável e desimpedida toda e qualquer repressão, toda e qualquer informação útil e necessária para a sociedade. A data comemora e enaltece uma das profissões mais antigas do planeta: o jornalismo.

Afirmam os historiadores que um dos primeiros periódicos publicados no mundo ocidental foi o ACTA DIURNA, criado no ano de 59 a.C. pelo imperador romano Gaius Iulius Caesar. Sua intenção à época era dar conhecimento de tudo oque estava acontecendo no império, tais como julgamentos, processos e especialmente as suas realizações. É claro que até mesmo nos escritos antigos observava-se o que hoje chamamos de fakenews.

Por isso é fundamental o papel da liberdade de imprensa séria e comprometida com a verdade. A imprensa tem poder e precisa investigar a informação. A informação é conhecimento e conhecimento é poder. E esse poder tem a capacidade de transformar uma situação em algo positivo ou negativo, dependendo da postura da imprensa.

Hoje, no dia Internacional da Liberdade de Imprensa, precisamos refletir com mais profundidade sobre a responsabilidade que temos ao afirmar sobre qualquer fato publicamente."

Mestre Uberto Gama

Leia na íntegra o artigo publicado no Jornal Planeta.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo