Diwáli: o Festival das Luzes

Este foi o tema do Café com os Mestres desta segunda-feira, apresentado pela Mestra Ushadharma. O Diwáli é o maior festival hindu, que congrega as diferentes vertentes para celebrar a vitória da luz sobre as trevas. A palavra "diwáli" vem do termo sânscrito "deepavali", no qual "deep" significa “lâmpada” e "ávali" corresponde a “fileira” - ou seja, “fileira

de lâmpadas”. Por esta razão, as casas são adornadas com lamparinas de ghee (diyas), rangolis (mandalas, feitas comumente com farinha de arroz no chão) e guirlandas de flores nas portas, buscando atrair boas energias aos moradores.

Ao explicar sobre o Diwáli, a Mestra Usha trouxe aos ouvintes do programa a reflexão sobre o verdadeiro significado dos festivais realizados tanto na Cultura Hindu quanto no Ocidente. No Hinduísmo, o Festival das Luzes marca o início do Ano Novo Hindu e o calendário muda a cada ano conforme os estudos astrológicos. Normalmente, são cinco dias seguidos dedicados à celebração, com significados e rituais distintos. Trata-se de um momento para cuidar da espiritualidade, meditar, refazer o planejamento familiar, limpar com zelo e dedicação a casa (priorizando reformas e manutenções), e de reunir-se com entes queridos e com o Gurú.


QUER VIVENCIAR A CELEBRAÇÃO DO DIWÁLI NO VIDYA ASHRAM?
Entre em contato via WhatsApp do Sistema Vidya e informe-se. Aproveite esta oportunidade para conhecer a Cultura Hindu na prática.

Rangoli feito com farinha de arroz e diyas (luminárias) no Shrine do Vidya Ashram, durante o último Diwáli.

"Asato Ma Sat Gamayá

Conduz-me das sombras para a luz

Tamaso Ma Jyotir Gamayá

Conduz-me da ignorância para a sabedoria

Mrityor Ma Amritam Gamayá

Conduz-me da morte para a vida eterna

OM Shanti Shanti Shanti

OM paz, paz, paz"

O mantra "Asatoma" é muito proferido durante o Diwáli por conta de seu significado, já que ajuda a combater as trevas e a ignorância da mente



Para ter acesso a estes conteúdos em primeira mão, com comentários aprofundados dos Mestres do Sistema Vidya, participe dos streamings gratuitos, realizados de segunda a quinta, às 8h, e às sextas, às 20h.


Preencha nosso formulário e receba os links de acesso em seu e-mail. Aguardamos por você!


Inscreva-se no Canal Vidya News e dê a sua opinião. Curta, comente, compartilhe!

Divulgue o que é bom e ético.



59 visualizações0 comentário