Nota de esclarecimento: marcas oficiais do Grupo Vídyá
Atualizado: 19 de jan.
Há 41 anos, o legado da Filosofia Raja Vídyá foi formalmente documentado no Brasil, com a inauguração do Instituto Vídyá pelo Mestre Uberto Gama – com o amparo de seu Mestre, Dr. Hee Song Kim. Desde então, a marca do Vídyá (palavra sânscrita que significa “sabedoria”) cresceu e teve reconhecimento não apenas no país, mas mundialmente.

Apesar de a Filosofia do Raja Vídyá ter uma trajetória de mais de 10 mil anos, com origem indiana, a modernização do planeta trouxe a necessidade do registro formal da linha Raja Vídyá Yoga – que foi, inclusive, codificada pelo Mestre Uberto Gama e teve sua legitimidade reconhecida pelo Vishwa Unnyayan Samsád (antigo parlamento indiano). Desta codificação nasceu o Sistema Vídyá Desenvolvimento Profissional e Gerencial Ltda e outras marcas próprias e oficiais do Grupo Vídyá, listadas a seguir:
Vídyá Yoga Sacred Philosophy
Ordem Filosófica Vídyá
Vídyá Ashram
Sistema Vídyá Desenvolvimento Profissional e Gerencial Ltda.
Clínica Vídyá Ltda.
Vídyá News
Editora Vídyá
Estilo Song Do Kwan
Desta forma, por observar uma demanda de perguntas a respeito de outras marcas que se referem como “Vidya”, esclarecemos que os empreendimentos citados abaixo não possuem qualquer relação com o Grupo Vídyá nem se utilizam da metodologia ou da Filosofia Vídyá:
Vidya – Yoga e espaço terapêutico
Vidya Studio
Vila Vidya
Revista Vidya
Espaço Vidya
Vidya Spa
Clínica Maha Vidya
Vidya Terapias (Mercês)
Vidya Idiomas
Ashram Urbano Atma Vidya
Casa Vidya
Vidya Deva
Vidya - espaço de yoga
Vidya Yoga (espaço de Yoga em Joinville)
Vidya Centro de Yoga
Vidya Studio – Biorritmo
O Grupo Vídyá mantém-se à disposição para dúvidas e agradece a lealdade dos membros, praticantes e amigos, que reconhecem a seriedade desta instituição e de seus profissionais ao longo destas décadas de trabalho ético e espiritual.
Finalmente, comunicamos ao público que o Yoga é patrimônio mundial e não pertence a ninguém e a nenhuma organização, assim como o termo “Vídyá” é abrangente e não pertence a ninguém. Mas afirmar publicamente que determinadas pessoas ministram aulas da Metodologia Vídyá sem credenciamento trata-se de má fé.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa do Grupo Vídyá