Ser consciente é ser sustentável

Atualizado: 28 de abr.

Como uma instituição que preza pela ampliação da consciência do ser humano, é natural que a busca pela autossuficiência esteja presente nos preceitos do Vídya. Assim, preservar o meio ambiente é um fator primordial a quem é consciente de seu papel no planeta.


Seguindo este princípio, a Chácara da Família Gama (ou Vídya Ashram) atualiza-se frequentemente em prol de sua sustentabilidade. Segundo o Engenheiro Ambiental Henrique Marini Giacomini (CREA/PR 103.332/D), a nossa sede contribui para a redução de emissões de gases causadores das mudanças climática por colocar em prática diversas iniciativas ecológicas. Confira:


  • Energia fotovoltaica: com placas solares instaladas nos telhados, a sede do Vídya produz em torno de 20 kWp (quilowatt-pico), quantidade suficiente para atender a demanda do local e ainda fornecer energia à rede elétrica da concessionária, disponibilizando-a para outras famílias.

  • Estação de tratamento de esgoto: atendendo as legislações ambientais, o esgoto gerado é tratado diretamente no Vídya Ashram em uma estação com volume total de 15.000 litros, que recebe manutenção periódica para seu correto funcionamento.

  • Poço artesiano: o local é totalmente autossuficiente também em relação ao consumo de água, contando com um poço artesiano homologado pela SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), com vazão de 200 litros/hora. Além, a chácara possui sistema de captação da água da chuva, com volume armazenado de 3.000 litros para uso nos banheiros coletivos.

  • Horta orgânica e pomar: contribuindo com um consumo sustentável, o local conta com horta própria e pomar, que proveem uma grande diversidade de alimentos.

O engenheiro destaca que, além destas iniciativas, a chácara serve apenas uma dieta ovolactovegetariana. “A alimentação é um fator importantíssimo para a redução da pegada ecológica* de cada indivíduo. Um ambiente mais saudável e dinâmico torna os seres humanos mais integrados à natureza. Este zelo pelo espaço nos torna mais atentos aos reflexos de nossas ações”, afirma Henrique.


*Pegada ecológica: contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais.

21 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo