Song Do Kwan: o estilo do Vidya nas artes marciais


Sonhos se realizam das mais diversas formas e épocas de nossas vidas. Mas o sonho de adolescência do Grão-mestre e presidente da Filosofia Vidya, Uberto Gama (Swami Vyaghra Yogi), veio via Fedex, em dezembro de 2015. O pacote, originário dos Estados Unidos (EUA), trazia um conteúdo especial: os carimbos e certificações da escola Song Do Kwan, estilo próprio de hapkidô e taekwondo que o Mestre acabara de conquistar perante a Coreia do Sul e EUA. O reconhecimento veio após dois longos anos apresentando documentos e defendendo uma tese, que teve de ser traduzida para o coreando e inglês.

A paixão do Mestre Uberto pelas artes marciais é antiga: começou em sua juventude, comprando revistas sobre o tema e treinando com amigos em uma praça pública de Curitiba. E não tardou o momento em que o mestre coreano Hee Song Kim (Swami Vyaghrananda) cruzou seu caminho e o conduziu como seu discípulo direto no caminho da ética e da verdade, ensinando-lhe todas as técnicas de Vidya Yoga e hapkidô. Outra pessoa que ajudou, contribuindo para isso, foi o Grão-mestre Hong Soon Kang, 10º Dan.

Mas Yoga e artes marciais combinam? Sim, e muito! Ética, disciplina e força são princípios básicos nas artes marciais e, justamente por isso, complementam com perfeição a prática de Vidya Yoga. Isso justifica a Faixa Preta de 7º Dan de hapkidô e taekwondo conquistada pelo Mestre Uberto Gama. Hoje, essas modalidades de artes marciais são lecionadas na Unidade Juvevê e no Vidya Ashram pelo professor Mukesh Satyanarayana, faixa preta 1º Dan e discípulo do Mestre Uberto, e pelo próprio Mestre.


Faça uma aula experimental e conheça o diferencial do estilo Song Do Kwan!

114 visualizações