Você acredita em tudo que lê ou ouve?

“O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena” (Pv.27:12).



Você acredita em tudo que lê e ouve?

Grande parte das pessoas sim. Ao ligar a TV no conforto do seu lar e sentar-se em seus sofás, muitos brasileiros abrem os canais de imediato nos noticiários. E na tranquilidade das suas casas permitem que entrem pessoas estranhas e fake news.


Será que somos de fato críticos e decisivos? Sera que ao assistir as bad news temos opinião a respeito das nossas escolhas? A comunicação é coisa séria!


Damos credito para que os jornais e jornalistas nos tragam informações verdadeiras sobre fatos e pessoas. Mas nem sempre é assim! Na maior parte das vezes não é assim.


Homens sábios são cautelosos, críticos, realistas e céticos a respeito de afirmações ou situações não comprovadas. Eles não acreditam em tudo que ouvem ou leem, e não tomam decisões sem antes analisar cuidadosamente os possíveis perigos (Pv ‪14:15‬).

Somente tolos ingênuos inocentemente enxergam o futuro e avançam de modo otimista, simplista e fantasiosa.


 Prudência




A prudência é a discrição ou a sabedoria prática de detectar problemas ou perigos em qualquer questão e evitá-la, alterando cuidadosamente ações para encontrar o caminho mais eficaz.


Obviamente, homens prudentes se movem mais lentamente do que os tolos ingênuos, porque sabem que a pressa ou decisões precipitadas são arriscadas (Pv 19:2; 21:5; 25:8; IITm 3:4).


Esta regra de sábio viver é tão importante que o Rei Salomão a repetiu a você no seu livro se Provérbios (Pv 22:3).

As pessoas ingênuas displicentemente deixam a vida acontecer. Eles não questionam aquilo no qual acreditam ou naquilo que estão fazendo. Eles continuam caminhando e apanham repetidamente pelos perigos que não enxergaram. Bons mestres ensinam a prudência e a sabedoria. Discípulos incautos e displicentes apanham constantemente.


Seja simples e prudente; tenha força e coragem para enfrentar e analisar as coisas. Ouça, no mínimo, os dois lados atentamente.


Vidya!


Grão-Mestre Uberto Gama



5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Receita de quiche de legumes

Ingredientes da massa - 3 ovos - ½ xícara de parmesão ralado - 3 colheres de sopa de farinha de aveia - ¾ de xícara de água - ½ noz moscada ralada - 2 colheres de azeite de oliva - 1 colher de sal - P